A empresa respondeu, por meio de nota, que os clientes já começaram a ser ressarcidos pela interrupção dos serviços.
A
Ação Civil Pública foi ajuizada pela DPE-AM junto à 13ª Vara Cível na
última segunda-feira (15) visando o pedido de indenização por danos
morais em favor da coletividade, já que a NET não apresentou proposta
com relação às perdas coletivas em decorrência da ausência de sinal de
internet nestas datas. “Considerando isso, ingressamos com a ação para
garantir os direitos dos consumidores relacionados aos serviços que são
imprescindíveis ao cotidiano da sociedade”, afirmou o defensor público
Christiano Costa, responsável pelo Nudecon.
O
valor da indenização sugerido pela DPE-AM na ação é de R$ 2 milhões, a
ser revertido ao Fundo Estadual de Defesa ao Consumidor. Já quanto aos
usuários afetados, a NET deverá ressarci-los individualmente nas
próximas faturas dando desconto proporcional ao período em que o serviço
esteve indisponível. Na ação a DPE-AM defende o pedido de desconto nas
próximas faturas de maneira genérica, ou seja, independente se o usuário
procurou ou não a NET terá que compensar a todos os clientes
cadastrados.
Caso
não haja o cumprimento do pedido por parte da NET, a DPE-AM fará uma
emenda com aditamento para que o ressarcimento seja efetuado
judicialmente. “Essa é uma forma de garantir segurança jurídica à
sociedade, uma vez que o aspecto respeitabilidade está visível nos
termos contratuais”, explicou o defensor público Christiano Costa.
Tim e Claro na mira da DPE
Outro
caso que também está sendo observado pelo Núcleo de Atendimento ao
Consumidor, da Defensoria Pública do Amazonas, é a deficiência nos
serviços de telefonia móvel na capital. Com o intuito de apurar as
causas e assegurar ressarcimentos aos usuários pela não prestação do
serviço, a DPE-AM abriu dois procedimentos distintos, um deles contra a
empresa TIM e o outro contra a empresa Claro, onde ambas são
questionadas a respeito dos chamados "apagões" em diversos períodos nos
últimos meses. Os casos serão tratados com o mesmo encaminhamento
jurídico dado caso contra a empresa NET, por serem questões similares.
NET se defende
A
NET informou em nota que não foi notificada sobre a Ação Civil Pública.
Com relação às ocorrências, a empresa esclareceu que, nos dias 22 de
agosto e 10 de setembro, teve o serviço parcialmente afetado na cidade
de Manaus devido ao rompimento de fibra do fornecedor. Por conta dessas
ocorrências, todos os clientes receberão o desconto proporcional ao
período de indisponibilidade.
http://acritica.uol.com.br/noticias/DPE-AM-publica-empresa-Net-indenizacao_0_1213678652.html
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