Confira Também

31 de jan. de 2014

Complexo viário da Torquato Tapajós deverá ser entregue em Maio.


 Projeto do complexo viário contempla retornos (Foto: Divulgação/Seminf)
As obras de construção do complexo viário da Avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte de Manaus, devem ser concluídas em maio deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A intervenção foi projetada para facilitar o fluxo de veículos na área, especialmente no acesso ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. A obra está estimada em R$ 24 milhões.
O projeto inclui vias para facilitar o fluxo de veículos tanto para quem trafega no sentido Aeroporto/Centro, como para quem tem como destino as rodovias BR-174 e AM-010. De acordo com a Seminf, o complexo deve facilitar ainda o trânsito para o Centro da capital.

Segundo o coordenador de engenharia da Seminf, Antonio Nelson, o complexo viário foi projetado pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), com base no crescimento populacional registrado na Zona Norte e Oeste da cidade.
O engenheiro explicou que o projeto prioriza retornos, ou seja, não haverá utilização de semáforos. As vias de retorno devem contar com faixas de aceleração e desaceleração para evitar retenção de veículos nas alças. "É uma área que está em pleno crescimento e a alternativa é aproveitar o desnível natural do local para fazer a passagem de nível com os retornos. A obra deve diminuir o gargalo de quem passa pelas ruas da região e dar suporte para o trânsito nos próximos anos", explicou Antonio Nelson.
Obra objetiva facilitar fluxo de veículos próximo à Avenida Torquato Tapajós (Foto: Divulgação/Seminf)

O complexo terá 73 estacas de sustentação, de 24 metros de comprimento. Segundo informações da Seminf, 44 delas já foram concretadas. As demais estruturas devem ser instaladas após a remoção da rede de alta tensão, intervenção prevista para o fim deste mês.

Atualmente, duas alças recebem serviço de terraplenagem. O serviço de drenagem profunda, para impedir o acúmulo de água na via, utiliza tubos de 300, 600, 800 e mil milímetros, dois poços de visita de 1,20 metros, além de cinco poços de concreto de 1,70 x 1,70 metros e 11 bocas de lobo. Também estão sendo confeccionadas ferragens e as formas dos blocos de ancoragem das estacas de sustentação do tabuleiro.

http://g1.globo.com/am/amazonas/transito/noticia/2014/01/no-am-complexo-viario-da-torquato-tapajos-deve-ser-concluido-em-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário