A
menos de três meses do fim do ano, a ciclovia Boulevard-Ponta Negra
ainda não tem previsão para começar a sair do papel. Sendo assim, Manaus
não fechará 2013 com os 20 km de malha cicloviária como foi prometido
em janeiro. As propostas da licitação para a execução das obras estão em
fase de análise pela comissão responsável.
O
projeto da ciclovia Boulevard-Ponta Negra, apresentado em julho
passado, foi elaborado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano
(Implurb) mas está sendo licitado pela Secretaria Municipal de
Infraestrutura (Seminf). Segundo a secretaria, o projeto “foi incluído
no lote 4 de obras de infraestrutura viária para as ações de
revitalização urbana de acessibilidade, mobilidade e segurança, que
contempla as avenidas Brasil e Boulevard Álvaro Maia”.
O
aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM)
no início de setembro e a análise das propostas apresentadas começaram a
ser avaliadas na última semana, contudo, sem informações preliminares.
O
valor deste lote de obras de infraestrutura viária, segundo a Seminf, é
de aproximadamente R$ 20 milhões. Dele fazem parte recapeamento de
vias, requalificação de calçadas, a ciclovia, projeto de mobilidade
urbana, urbanismo e sinalização vertical e horizontal - com placas de
identificação em português e inglês, para melhor orientação dos
turistas.
De
acordo com o projeto do Implurb, a ciclovia de 14,6 km que recebeu o
nome de Boulevard-Ponta Negra deve começar no encontro das avenidas
Duque de Caxias e Álvaro Botelho Maia, na Zona Centro-Sul, e passa por
vias como a avenida Brasil e Coronel Teixeira, até chegar à Marina do
Davi, na Ponta Negra, Zona Oeste.
A finalidade da atual gestão era somar 80 km de malha cicloviária em
quatro anos. Atualmente, Manaus conta somente com pouco mais de 3 km de
ciclofaixa em dois pontos. Uma está localizada no Corredor Viário do
Mindu, Zona Leste, que liga a avenida Governador José Lindoso (das
Torres) à rua João Câmara, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte. Além
desta via, a pista da alça viária de acesso à Universidade Federal do
Amazonas (Ufam) recebeu recentemente um cruzamento com ciclofaixa, que
se tratou de uma medida compensatória.
Boulevard-Ponta
negra Em relação à ciclovia denominada Boulevard-Ponta Negra, a Seminf
informou que nos dez trechos de mapas desenhados, há sete pontos
exclusivos de ciclovias e sete de ciclofaixas com suas interseções e o
uso compartilhado em locais onde não é possível ter projeto cicloviário
único.
De
acordo com a Secretaria de Infraestrutura nos pontos citados onde
haverá a implementação das ciclovias ainda haverá ampla sinalização
vertical e horizontal para a orientação e educação de pedestres,
ciclistas e motoristas.
Projeto ampliará calçada
Conforme
o projeto elaborado para a ciclovia boulevard-Ponta Negra, na avenida
Brasil haverá crescimento de calçada ao lado da via até o boulevard
(avenida Álvaro Botelho Maia). O crescimento será de até 2,50 m, quando o
uso for bidirecional (ida e volta), e até 1,80 m para unidirecional.
Nesta
via o pedestre continuará contando com três pistas de calçadas, que
passarão por requalificação, sem perda de espaço. No trecho do
boulevard, a ciclovia terá crescimento para o canteiro central, também
sem prejuízo para o pedestre, uma vez que a sua caixa viária tem mais
três conjuntos de calçadas. Já na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra,
o projeto prevê a criação da ciclovia em frente ao Comando Militar da
Amazônia (CMA), sem interferir no passeio público.
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