Confira Também

8 de dez. de 2014

Manaus tem alto número de roubos.


Por hora, quatro casos de furtos são registrados em Manaus. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 25.507 mil ocorrências nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs), somente na capital, o que corresponde a uma média de 2.834 casos por mês – cerca de 14% acima do número registrado no mesmo período de 2013, que foi de 22.370 casos. Os dados estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), no link e-Segurança Cidadã.
Entre os casos mais comuns estão os relacionados a furtos praticados em via pública, ônibus, estabelecimentos comerciais e também a veículos e residências.
O indicador aponta que, somente o 1º e o 24º DIPs, localizados na área central de Manaus, concentram 4.217 casos, quase o mesmo percentual que todos os distritos da zona norte, que somaram 5.973 ocorrências, e os da zona leste, com 4.611 registros. Os distritos das zonas oeste e centro-oeste registraram, juntos, 4.650 casos.
De acordo com alterações feitas no Código Penal Brasileiro (CPB), em 2011, o crime de furto simples (sem agressões ou agravantes), por gerar pena menor que quatro anos, passou a ser afiançável. Nestes casos, os processos tramitam em varas criminais normalmente, mas o suspeito responde em liberdade.
Mas, segundo  o delegado Fábio Silva, da Força-Tarefa da SSP, se o furto for qualificado (com emprego de mais de uma pessoa e outros agravantes, como arrombamentos), o crime se torna inafiançável e o suspeito segue para o sistema penitenciário.
Casos recentes
No dia 27de novembro, Neiva Priscila de Queiroz, 29, foi presa por suspeita de tentar furtar 14 sandálias e quatro pares de sapato de uma loja de calçados, em um shopping, na Avenida Noel Nutels, na Cidade Nova, zona norte de Manaus. Mesmo com a ação gravada pelas câmeras do centro de compras, ela tentou negar envolvimento no crime, conforme informou o delegado plantonista do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) Gerson Oliveira.
Na mesma semana, Elielza de Souza Florêncio, 40, também foi presa por suspeita de cometer o mesmo crime. Ela foi detida depois de ser flagrada tentando furtar gomas de mascar e ração para gatos, em um supermercado, na zona sul de Manaus. O tenente Brandizzi Dorval informou que, com a suspeita, foram encontrados 16 pacotes de ração e 70 embalagens de chicletes.
Nos dois casos, as suspeitas foram detidas e autuadas por furto tentado, mas não foram encaminhadas para a cadeia porque, como pagaram fiança, foram liberadas, mas vão responder aos respectivos processos em liberdade. De acordo com a Polícia Civil (PC), ambas já são reincidentes no crime.
Mas não são somente as mulheres que praticam furtos. Na madrugada da última quinta-feira, o presidiário André Luiz Ribeiro da Silva, 24, voltou a ser detido, após ficar preso na caixa de um aparelho de ar-condicionado, durante uma tentativa de invadir e furtar uma casa, na Rua Rio Negro, Tancredo Neves, na zona leste de Manaus.
O suspeito, que já cumpria pena em regime domiciliar pelo crime de roubo, foi agredido por populares até a chegada dos policiais militares da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que utilizaram manteiga e óleo no corpo dele para tirá-lo do local.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o suspeito foi apresentado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por furto tentado e vai responder o processo em liberdade.
Cuidados
Os delegados especializados em Roubos e Furtos (Derf), Orlando Amaral, e Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Jaime Ferreira, orientam os cidadãos a ter sempre máxima atenção ao chegar e sair de casa e tomar cuidado com os pertences em locais como centros comerciais. 

http://new.d24am.com/noticias/amazonas/quatro-pessoas-furtadas-hora-manaus-alerta-policia/125502

Nenhum comentário:

Postar um comentário