Confira Também

15 de nov. de 2012

Solicitações de retiradas de conteúdos do Google aumentam

Os pedidos de remoção de conteúdos da internet por parte de órgãos governamentais e tribunais aumentaram 70,9% em 2012, de acordo com o relatório de tráfegos da empresa norte-americana Google. O salto dos números é referente ao último semestre de2011 ajunho deste ano.

Segundo a empresa, o Brasil se destaca quando o assunto é 'Orkut' devido a popularidade da rede social no País. No segundo semestre de 2011, foram registradas 1.048 solicitações de remoção de conteúdos dos serviços do Google, número inferior ao primeiro seis meses deste ano, quando a empresa recebeu 1.791 solicitações. Neste período, os pedidos feitos através de mandados cresceram 66%, já as solicitações realizadas pela polícia, Executivo, etc, saltou para 74,8%.

Dos países, a Turquia é o país que lidera o requerimento para tirar conteúdos da rede. Foram 148 solicitações da Presidência de Comunicação turca para remover, ao todo, 426 vídeos do YouTube, blogs do Blogger, um documento do Google e um resultado da pesquisa, todos devido a supostas críticas sobre o governo ou a identidade e os valores nacionais de Atatürk.

O Google informou que o número de solicitações do país cresceu 1.013% em comparação com o período de relatório anterior.

Brasil
Segundo a empresa, o Brasil se destaca quando o assunto é 'Orkut' devido a popularidade da rede social no País. O número de solicitações feita pelo governo brasileiro são altas em comparação aos outros países.
De janeiro a junho de 2012, o Google recebeu um mandado para remover 860 perfis do Orkut por falsificação de identidade. No entanto, a empresa afirmou ter removido apenas 834 dos perfis que se enquadravam na solicitação.

A empresa recebeu, ainda, um mandado para remover 815 resultados de pesquisa que direcionavam a imagens e sites que faziam referência a um indivíduo. Deste número, o Google retirou 207 apenas dos resultados da pesquisa.

No relatório, a empresa revelou também estatísticas sobre demandas em investigações criminais, informando que nem sempre é possível informar se a demanda é para este fim.
Na lista dos países que mais requerem informações sobre contas de usuários ou produtos do Google, o Brasil ocupa do terceiro lugar, perdendo para os Estados Unidos e Índia, posicionados no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Foram 1.566 solicitações de dados de usuários no primeiro período deste ano, onde 76% foram atendidas.

Novidade
Este ano foi a primeira vez que os países Azerbaijão; Bósnia-Herzegovina; Hungria; Mônaco; Maurício; Filipinas; Arábia Saudita; Eslováquia; Trinidad e Tobago e África do Sul pediram remoção de conteúdos da rede.

Portal D24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário