Das queixas
levadas ao Procon-AM no ano, as mais comuns envolvem os serviços
essenciais, que somam 6,9 mil registros e tiveram um salto de 74% no
número de atendimentos.
Logo em seguida, os serviços privados,
como TV a cabo, por exemplo, ficaram com uma fatia de 1,7 mil
consumidores insatisfeitos, um aumento de 63,6% frente ao ano passado.
Só
a concessionária de água, a Manaus Ambiental, foi alvo de 3.046
clientes em 2012 (grande parte por cobrança abusiva), ficando no topo do
ranking. Em nota, a Manaus Ambiental ressalta que tem alcançado êxito
nas negociações, chegando a um índice acima de 90%, e que, em 2013, a
concessionária vai inaugurar duas novas lojas de atendimento.
A
Amazonas Energia, por sua vez, somou 1.344 queixas em 2012. Só em
outubro, quando duas grandes interrupções atingiram a cidade, o número
de reclamações aumentou 13,6%.
Para a coordenadora institucional
da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês
Dolci, a ampla divulgação dos direitos do consumidor tem feito com que
ele reclame mais, o que é positivo, pois ajuda não apenas o reclamante a
resolver seu problema individual, mas força também as empresas a
melhorar seus serviços como um todo, proporcionando um benefício
coletivo.
Portal D24.
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