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9 de nov. de 2012

PROCON registra récorde de reclamações este ano.

De janeiro a outubro de 2012, o Programa Estadual de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-AM) registrou um número recorde de reclamações para o período. Com crescimento de 40% frente 2011, mais de 13,2 mil clientes insatisfeitos recorreram ao órgão até o mês passado, o maior resultado da série histórica iniciada em 2006.

Das queixas levadas ao Procon-AM no ano, as mais comuns envolvem os serviços essenciais, que somam 6,9 mil registros e tiveram um salto de 74% no número de atendimentos.

Logo em seguida, os serviços privados, como TV a cabo, por exemplo, ficaram com uma fatia de 1,7 mil consumidores insatisfeitos, um aumento de 63,6% frente ao ano passado.

Só a concessionária de água, a Manaus Ambiental, foi alvo de 3.046 clientes em 2012 (grande parte por cobrança abusiva), ficando no topo do ranking. Em nota, a Manaus Ambiental ressalta que tem alcançado êxito nas negociações, chegando a um índice acima de 90%, e que, em 2013, a concessionária vai inaugurar duas novas lojas de atendimento.

A Amazonas Energia, por sua vez, somou 1.344 queixas em 2012. Só em outubro, quando duas grandes interrupções atingiram a cidade, o número de reclamações aumentou 13,6%.

Para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Maria Inês Dolci, a ampla divulgação dos direitos do consumidor tem feito com que ele reclame mais, o que é positivo, pois ajuda não apenas o reclamante a resolver seu problema individual, mas força também as empresas a melhorar seus serviços como um todo, proporcionando um benefício coletivo.

Portal D24.

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