Confira Também

24 de out. de 2012

Município de Boca do Acre poderá ter novas eleições

O município de Boca do Acre, localizado 950 km de Manaus, poderá ter nova eleição para prefeito. Isso porque, segundo dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois candidatos mais votados aguardam julgamento de recursos do registro de candidatura na Corte do órgão. Somados os resultados de ambos no pleito do último dia 7, os candidatos totalizam mais de 50% dos votos da cidade.

Conforme levantamento do G1 com informações do TSE, Boca do Acre integra o grupo de 122 cidades do país em que o resultado do primeiro turno das eleições poderá ser alterado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, mesmo considerado eleito com 5.706 votos (65,54% dos votos válidos), o Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE-AM) recorreu contra o recurso que garantiu o registro de candidatura de Iran Lima (PSD).

No processo em tramitação do TSE, sem prazo para ser julgado pela Corte do órgão, o MPE alega inelegibilidade do candidato por rejeição de prestação de contas. Já no caso do José Maria da Silva (PR), o 'Zeca', a situação é contrária. Ele teve o registro de candidatura indeferido após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manter o entendimento do Ministério Público. Porém, esses candidatos concorreram normalmente, mas na condição 'sub judice'. O candidato Zeca recorreu e aguarda o julgamento do recurso em tramitação no TSE.

Resultado eleição Boca do Acre (Foto: Reprodução TSE) 
 
Por meio de assessoria de comunicação, o Tribunal explicou que, em tese, caso os dois candidatos tenham candidaturas indeferidas pela Corte haverá nova eleição em Boca do Acre. Nessa circunstância, o novo pleito pode ocorrer porque o Iran Lima teve 5.706 votos e o Zeca 5.186, totalizando 10.892 votos, o que representaria 78,4% do total da votação obtida se somados todos os cinco candidatos.
 
Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário