Dos 27 cursos de graduação que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2012, no Amapá, nenhum conseguiu nota máxima de 5 pontos na avaliação. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (7).
Os cursos de Direito, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade Brasil Norte, foram os mais bem avaliados. Ambos conseguiram 4 pontos no exame e foram conceituados acima da média em uma escala que vai de 1 a 5. Apenas a Unifap participou do Enade, em 2012, como instituição pública no Amapá.
O índice monitora a qualidade dos cursos de graduação. As notas abaixo de 3 pontos são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar entre 3 pontos, que é a nota esperada; 4 que está acima da média; e 5, nota máxima.
No Amapá, 12 cursos divididos entre 8 instituições privadas tiveram nota abaixo de 3 pontos. Administração e Ciências Contábeis foram as que tiveram mais graduações com nota 2, cada um com 3 cursos avaliado nesta nota.
As graduações com nota mais baixa foram Direito, da Faculdade Brasil Norte; e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, da Faculdade de Tecnologia de Macapá. Ambas tiraram nota 1 no Enade, realizado em 25 de novembro de 2012.
Enade
Participaram do Enade em 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras.
A nota divulgada pelo MEC refere-se ao curso, e não à instituição. As graduações envolvidas no Enade, em 2012, foram Administração, Ciências contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo, e cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário