O auxiliar do técnico Luiz Felipe Scolari e comandante do tetracampeonato mundial em 1994, Carlos Alberto Parreira, deu razão ao treinador da seleção inglesa, Roy Hodgson, na polêmica travada entre o europeu e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.
Hodgson provocou uma reação irritada do político ao afirmar que gostaria de fugir de jogos da capital amazonense na Copa do Mundo de 2014 devido ao clima quente e úmido do local. Acabou sendo sorteado nesta sexta-feira para pegar a Itália justamente em solo manauara, dia 14 de junho do ano que vem.
Em entrevista ao repórter da ESPN Brasil André Plihal, Parreira disse que Manaus não deveria receber jogos do Mundial. "Eu, veja bem...Se tivesse que escolher tecnicamente, Manaus não seria um sede da Copa. Para as equipes de fora turisticamente é muito bonito que se mostre a Amazônia. Mas para o futebol jogar a 45, 50 graus, a umidade, as distâncias...Mas tudo bem, foi incluída, tem que encarar."
O treinador da seleção dos Estados Unidos, Jurgen Klinsmann, que enfrentará Portugal, dia 22 de junho, em Manaus, também criticou a escolha da cidade como sede. "O mundo inteiro quer evitar Manaus, não há dúvida disso. Acredito que não deveria ter sido sede. Foi uma decisão desafortunada, tanto pela demora do voo, como pelas circunstâncias que existem na cidade."
Quatro jogos serão disputados em Manaus no Mundial:
CAMARÕES x CROÁCIA
Qua 18/06/2014 - 15h
INGLATERRA x ITÁLIA
Sab 14/06/2014 - 21h
HONDURAS xSUÍÇA
Qua 25/06/2014 - 16h
EUA x PORTUGAL
Dom 22/06/2014 - 15h
Manaus não receberá partidas da segunda fase da Copa. Como o Brasil enfrentará no Grupo A Croácia, em São Paulo, México, em Fortaleza e Camarões, em Brasília, a seleção não jogará no Amazonas.
Nessa quinta-feira, depois de Hodgson ter dito que "Manaus era a sede a ser evitada", o prefeito Arthur Virgílio respondeu: "Nós, amazonenses, também preferimos que a Inglaterra não venha. Torcemos pra que venha uma seleção melhor, com mais futebol e com técnico mais sensível, culto e educado."
Por fim, o técnico inglês esclareceu: "De forma alguma tive a intenção de desrespeitar a área de Manaus. Eu estava falando somente sobre os desafios que o clima e a umidade vão apresentar em comparação com outras sedes e o tempo de viagem que vai implicar. Como uma pessoa que aprecia viajar e visitar novos lugares, gostaria de ver a beleza da região. Tenho certeza de que Manaus vai ser uma maravilhosa sede da Copa do Mundo."
http://m.espn.com.br/noticia/374589_parreira-se-eu-tivesse-que-escolher-manaus-nao-seria-sede-da-copa
.
ResponderExcluir